GOVERNO CORPORATIVO

Embotelladora Andina S.A.(“Andina” ou a “Companhia”) é uma sociedade anônima aberta dedicada à produção, comercialização e distribuição de produtos fabricados sob as marcas da The Coca-Cola Company.
Administrativamente, a Andina está organizada como um holding de empresas operacionais em cada uma de suas franquias e um escritório corporativo. Sua administração é exercida através de um Conselho de Administração como organismo máximo, o qual é investido de poderes para administrar a Sociedade nos termos estabelecidos na lei. 
 

Conselho de Administração

 
O Conselho de Administração da Embotelladora Andina S.A. celebra sessões programadas regularmente, pelo menos uma vez por mês, e as sessões extraordinárias são acordadas quando são convocadas pelo Presidente ou solicitadas por um ou mais diretores. O quórum para uma sessão do Conselho de Administração fica estabelecido pela presença de uma maioria absoluta dos diretores. As resoluções são aprovadas com o voto afirmativo de uma maioria absoluta daqueles diretores presentes na sessão, determinando o Presidente o resultado de qualquer empate. O dever fundamental do Conselho de Administração é velar, com relação a todas as considerações, pelos interesses da Sociedade.

Os integrantes do Conselho de administração são propostos e eleitos a cada três anos pela Assembleia Geral Ordinária de Acionistas por votações separadas dos acionistas da Série A e Série B, conforme segue: os titulares das ações Serie A escolhem 12 diretores e os titulares das ações Série B escolhem 2 diretores. Os diretores permanecem por três anos em suas funções e poderão ser reeleitos indefinidamente.

A Andina não mantém uma política diferente da estabelecida na lei chilena com respeito à proposta de qualquer candidato para ser diretor da Companhia por parte de algum acionista. Em consequência, qualquer acionista interessado pode participar da Assembleia para manifestar sua proposta por um determinado candidato a diretor quando uma eleição for pertinente. 
 
O Conselho de Administração da Andina mantém uma série de comitês, destacando para este propósito o efeito de seu Comitê Executivo, os Comitês de Diretores e de Auditoria (Lei Sarbanes & Oxley) e o Comitê de Ética
 

Estrutura

Composição do conselho de administração, comitês e estruturas administrativas de nossa organização.

Principais políticas e princípios

Acesse para conhecer os principais códigos, procedimentos, normas, etc. sob os quais operamos.